Captação de leads: o que é, como fazer e estratégias!

Ilustração de equipe de desenvolvimento de negócios e captação de leads e elementos utilizados
Se você quer melhorar as suas vendas, o importante é começar do início. Conhecer sobre a captação de leads e saber como fazer a captação de forma certa é essencial para conseguir clientes em potencial e alavancar a sua marca. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre captação de leads e como começar da maneira certa:

Captação de leads, o que é?

Para entender o que é captação de leads, é importante entender o que são os leads que a gente tanto quer captar. Os leads, nada mais são do que pessoas que já demonstraram de alguma forma interesse pelo produto ou serviço que você oferece. Por já terem demonstrado esse interesse, de forma estrategicamente calculada ou não, você tem acesso a informações de contato desse lead. Uma vez que são pessoas que realmente têm o perfil de adquirir o que o seu negócio vende, há uma alta pretensão de compra. No entanto, é importante reconhecer o trabalho de atendimento desses leads, que é essencial para que o cliente em potencial realmente realize a ação que almeja. Por meio da captação de leads bem executada, é possível que a conversão seja significativa, já que por meio da atração estratégica, são captados leads de forma assertiva. Nesse pensamento, a captação de leads é a ação de conquistar informações de leads, por meio de ações de atração, no qual o potencial cliente é atraído pela informação ou oferta, acabando por deixar suas informações em um formulário.

Qual a importância da captação de leads?

Para entender a importância da captação de leads, vale considerar que essa fase pertence ao Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, no qual se envolve estratégias que possuem o objetivo de justamente desenvolverem estratégias para atrair e conquistar clientes. As estratégias de inbound marketing possuem sua aplicação em blogs, e-books, newsletters, podcasts, vídeo, whitepapers e trabalho de SEO (otimização de conteúdo, páginas e site para melhor ranqueamento na página de resultados do Google) A captação de leads é um processo em inbound marketing cujo objetivo é encontrar o público-alvo e despertar seu interesse em uma marca, serviço ou produto. Ou seja, trata-se de uma prática fundamental para manter um pipeline de vendas saudável. Para isso, são utilizadas diversas técnicas e estratégias, que vão desde a disponibilização de conteúdo relevante, até a utilização de ferramentas de análise e automação. As possibilidades são inúmeras e saber utilizar cada uma delas pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. A seguir, listamos técnicas de geração de leads que podem ajudar na sua estratégia de inbound marketing. É um processo essencial já que é o que mantém o equilíbrio do pipeline de vendas, mapa responsável por organizar visualmente os negócios que estão em andamento. É por meio do retorno do trabalho de captação que é possível perceber a eficácia das ações de marketing e se as ofertas estão condizentes com o que o público-alvo e a persona (idealização do cliente ideal) almejam. Entre demais pontos positivos a serem citados quanto a captação de leads, podem ser citados: mantém o bom fluxo de efetivação do negócio, trabalho de branding (divulgação da marca), colabora com a construção de relacionamento com o cliente e com sua fidelização com a marca, além de melhorar significativamente a performance de sua equipe de vendas. Ilustração de gráfico com demarcações em crescimento

Afinal, como fazer a captação de leads?

Para que o intuito da captação de leads seja cumprido, o ideal é que sejam consideradas algumas estratégias que sejam realmente capazes de atrair e captar clientes de qualidade. Para isso, é importante conhecer o público-alvo e onde possivelmente ele vai se encontrar na internet, oferecendo no lugar certo a solução da dor que ele possui, prometendo resultado rápido e eficiente, um benefício instantâneo, ou promovendo informação de valor. Entre os principais locais usados para captar leads estão o Facebook (por meio de lives, anúncios pagos, chatbots), Instagram (lives, anúncios, links nos stories), YouTube, sites e blogs (com os queridinhos e-books). Saiba mais sobre essas plataformas e como você deve se posicionar:

Facebook

Uma vez que a estratégia é feita de forma correta, o facebook se torna uma poderosa forma de captar leads. Entre as formas de captação de leads eficientes nessa rede social estão:
  • Anúncios patrocinados: os anúncios pagos são o carro chefe da META em relação a atração de novos clientes. É possível promover anúncios ofertando soluções condizentes com seu público, para o seu público por meio de filtros, com o lead podendo adicionar os seus dados em um formulário para contato. 
  • Lives: uma vez que na live você atrai e junta em um mesmo lugar uma audiência qualificada, interessada no que você tem a dizer e oferecer, é a chance de oferecer um material exclusivo, chamando o público para alguma ação para obtê-lo, como clicar no link fixado nos comentários ou presente em sua bio.
  • Chatbots: no facebook é possível configurar mensagens e ofertas automáticas condizentes ao seu público, fazendo com que o bot entre em contato com seu potencial cliente por você. Por meio desse primeiro contato, é possível encaixar um material gratuito para chamar a atenção do cliente.

Instagram

Uma vez que o Instagram também faz parte da META, suas opções são semelhantes às citadas anteriormente. O Instagram possui o mesmo gerenciador de anúncios do Facebook, possibilitando que seja feita a gestão completa das campanhas de seu negócio. Por ser a 3ª posição de rede social mais utilizada, a maioria dos negócios realiza tráfego pago nessas redes sociais. Os posts podem ser patrocinados diretamente pelo aplicativo mobile da rede social, no entanto, o ideal é que a configuração seja feita pelo Gerenciado de Anúncios no Facebook. As lives e os links nos stories também são bem-vindos para levar o seu público onde você deseja.

Site

Indo além das redes sociais, os sites são refúgios que toda empresa ou negócio deve ter. O site pode ser a sua maior plataforma de conteúdo de valor para o seu público, gerando autoridade e fazendo com que seu público fique interessado no seu serviço ou produto, desejando saber mais e gerando uma relação de confiança com sua marca. A captação pode ser feita dentro de conteúdos de valor ou dentro de páginas estratégicas por meio de formulários de contato e formulários para envio ou download de materiais ricos gratuitos. Nesse sentido, é possível elaborar estratégias pensadas para páginas de soluções, formulários de contato, artigos de blog pensados em SEO e landing pages com ofertas exclusivas. Esse trabalho pode ser potencializado, pensando na captação de leads, por meio de tráfego pago e tráfego orgânico.

Blogs

Se tratando de material rico e conteúdo relevante, é dentro de um blog que sua marca poderá publicar artigos para as palavras-chaves e assuntos relevantes dentro do seu nicho. Dentro do blog é possível encaixar além de e-books e formulários, infográficos, white papers e uma série de outros formatos para a captação de leads. Gatilhos mentais e CTAs (chamadas para ação) são bem-vindos para que o intuito não seja perdido, mas evidenciado.

Landing pages

Por fim, nas landing pages é possível atrair visitantes para o site e leads por meio de um conteúdo e oferta exclusiva. Podem ser feitas em outro domínio e devem ser criadas em cima de uma estratégia pertinente visando a ação desejada. Entre os principais pontos a serem considerados podemos citar para criar uma landing page que realmente converta podemos citar: uma identidade visual alinhada a marca, copy persuasivo por toda a extensão da página, oferta exclusiva ou material rico que o usuário tenha interesse e CTAs que acabam por incentivar o envio das informações. É importante usar vários formatos ao seu favor, uma vez que são várias formas pensadas e executadas estrategicamente para o perfil ideal do cliente (ICP), para assim medir qual dará mais resultado para o seu negócio. A captação não vai friamente no contato, mas também passa pela geração de valor, estabelecimento de confiança, para assim convencer o suficiente para tal resultado.

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