A captação de clientes é um processo muito importante para a melhoria do seu negócio e para que ele passe a lucrar de forma mais rápida.
Indo muito além da ideia linear e limitada de correr atrás de clientes, é por meio de um pensamento e planejamento estratégico que a captação de leads consegue realmente conquistar resultados.
Saiba aqui tudo sobre a captação de leads, o que é, prospecção e captação de clientes, captação de clientes na advocacia, além de descobrir como você pode conquistar mais clientes fazendo um processo de captação embasado no seu público-alvo e persona e nas estratégias que funcionam para o seu nicho:
O que é captação de clientes?
A captação de clientes, ou captação de leads é a estratégia de prospecção de clientes usada por negócios de vários nichos que permitem que haja o crescimento e aumento dos lucros por meio de uma forma mais assertiva de levar clientes ao seu estabelecimento ou diretamente efetuar a compra de seu produto ou serviço. A captação envolve um planejamento que requer o reconhecimento de nicho, público-alvo e persona, ou seja, um personagem que reúne todas as características principais dos seus clientes em potencial. Se você está curioso quanto a expressão “leads”, a definição é justamente essa, clientes em potenciais, sendo aquelas pessoas que em algum momento demonstraram interesse no que foi ofertado, passando os dados e informações pessoais a partir de um formulário on-line divulgado por meio de um anúncio em redes sociais e posicionado estrategicamente em uma landing page ou site, por exemplo. Logo, além da divulgação do marketing, toda marca precisa dar uma atenção e se posicionar para perceber esse interesse e gerir os leads captados. Assim, fica muito mais fácil aumentar as vendas e assistir o negócio progredir. É por meio da organização de um setor comercial que isso é possível.
Prospecção e captação de clientes
Antes de entender melhor sobre a prospecção, vale considerar que para a captação é importante entender que a equipe responsável deve ter alinhado toda a definição do cliente ideal (persona), devendo ainda haver o domínio de diferentes meios de comunicação para uma melhor captação, tal como redes sociais, landing page, site, e-mail e telefone. Com a definição da persona é possível construir conteúdos relevantes e que sejam realmente capazes de criar autoridade, gerar confiança e interesse. Com tudo isso a seu favor, sua empresa não fica suscetível a fatores externos, se mantendo competitiva no mercado. O objetivo principal da captação de clientes sempre vai ser o fechamento, ou venda propriamente dita. Já te contextualizando sobre a prospecção de clientes, é o processo para encontrar os clientes que são ideais para o seu negócio. A prospecção tem o objetivo de fazer com que os prospects, que são os leads que já estão qualificados para venda e já possuem o poder de compra percebido, virarem clientes. Assim, por meio da prospecção há toda a preocupação quanto ao relacionamento com o cliente, até que o objetivo seja atingido. A prospecção está muito alinhada também ao conceito de Ideal Customer Profile (ICP), ou seja, o perfil do cliente ideal, uma vez que trabalha com leads mais qualificados. Nesse conceito, são considerados fatores como: menor custo de aquisição, maior tempo de fidelidade com a empresa, alto lifetime value (previsão de lucro líquido pelo relacionamento com o cliente), menos propensão ao churn (métrica que indica a quantidade de receita perdida ou clientes) e é defensor da marca. Logo, a prospecção ainda vai além, focando em clientes que conseguem trazer benefícios para o seu negócio.Captação de clientes na advocacia, é crime?
Se você é do ramo da advocacia, já deve ter se questionado se o processo de captação de clientes é errado. Logo, é importante entender que as regras de publicidade do Código de Ética e Disciplina da OAB, presentes no Provimento nº 205/2020, dizem que os advogados realmente não podem realizar ações de marketing e publicidade com o intuito de captar clientes. Dessa forma, os clientes devem procurar o advogado por iniciativa própria, sem pressão ou abordagem inadequada. Logo, o foco do marketing será fazer com que o lead venha até você, seja pela geração de um conteúdo de qualidade para a geração de autoridade, estratégias de indicação, oferecimento de outros serviços a clientes já fidelizados, parcerias, divulgação de cartão de visita, participações em eventos e interação com a imprensa.