Captação de clientes: saiba tudo e melhores estratégias!

Imagem ilustrando parte frontal de homem sentado com blusa social com elementos ilustrando planejamento e captação de clientes sobre a mesa
A captação de clientes é um processo muito importante para a melhoria do seu negócio e para que ele passe a lucrar de forma mais rápida. Indo muito além da ideia linear e limitada de correr atrás de clientes, é por meio de um pensamento e planejamento estratégico que a captação de leads consegue realmente conquistar resultados. Saiba aqui tudo sobre a captação de leads, o que é, prospecção e captação de clientes, captação de clientes na advocacia, além de descobrir como você pode conquistar mais clientes fazendo um processo de captação embasado no seu público-alvo e persona e nas estratégias que funcionam para o seu nicho:

O que é captação de clientes?

A captação de clientes, ou captação de leads é a estratégia de prospecção de clientes usada por negócios de vários nichos que permitem que haja o crescimento e aumento dos lucros por meio de uma forma mais assertiva de levar clientes ao seu estabelecimento ou diretamente efetuar a compra de seu produto ou serviço. A captação envolve um planejamento que requer o reconhecimento de nicho, público-alvo e persona, ou seja, um personagem que reúne todas as características principais dos seus clientes em potencial. Se você está curioso quanto a expressão “leads”, a definição é justamente essa, clientes em potenciais, sendo aquelas pessoas que em algum momento demonstraram interesse no que foi ofertado, passando os dados e informações pessoais a partir de um formulário on-line divulgado por meio de um anúncio em redes sociais e posicionado estrategicamente em uma landing page ou site, por exemplo. Logo, além da divulgação do marketing, toda marca precisa dar uma atenção e se posicionar para perceber esse interesse e gerir os leads captados. Assim, fica muito mais fácil aumentar as vendas e assistir o negócio progredir. É por meio da organização de um setor comercial que isso é possível.  Imagem ilustrativa de quadrados simulando pessoas sendo puxados por imã

Prospecção e captação de clientes

Antes de entender melhor sobre a prospecção, vale considerar que para a captação é importante entender que a equipe responsável deve ter alinhado toda a definição do cliente ideal (persona), devendo ainda haver o domínio de diferentes meios de comunicação para uma melhor captação, tal como redes sociais, landing page, site, e-mail e telefone. Com a definição da persona é possível construir conteúdos relevantes e que sejam realmente capazes de criar autoridade, gerar confiança e interesse. Com tudo isso a seu favor, sua empresa não fica suscetível a fatores externos, se mantendo competitiva no mercado. O objetivo principal da captação de clientes sempre vai ser o fechamento, ou venda propriamente dita. Já te contextualizando sobre a prospecção de clientes, é o processo para encontrar os clientes que são ideais para o seu negócio. A prospecção tem o objetivo de fazer com que os prospects, que são os leads que já estão qualificados para venda e já possuem o poder de compra percebido, virarem clientes. Assim, por meio da prospecção há toda a preocupação quanto ao relacionamento com o cliente, até que o objetivo seja atingido. A prospecção está muito alinhada também ao conceito de Ideal Customer Profile (ICP), ou seja, o perfil do cliente ideal, uma vez que trabalha com leads mais qualificados. Nesse conceito, são considerados fatores como: menor custo de aquisição, maior tempo de fidelidade com a empresa, alto lifetime value (previsão de lucro líquido pelo relacionamento com o cliente), menos propensão ao churn (métrica que indica a quantidade de receita perdida ou clientes) e é defensor da marca. Logo, a prospecção ainda vai além, focando em clientes que conseguem trazer benefícios para o seu negócio.

Captação de clientes na advocacia, é crime?

Se você é do ramo da advocacia, já deve ter se questionado se o processo de captação de clientes é errado. Logo, é importante entender que as regras de publicidade do Código de Ética e Disciplina da OAB, presentes no Provimento nº 205/2020, dizem que os advogados realmente não podem realizar ações de marketing e publicidade com o intuito de captar clientes. Dessa forma, os clientes devem procurar o advogado por iniciativa própria, sem pressão ou abordagem inadequada. Logo, o foco do marketing será fazer com que o lead venha até você, seja pela geração de um conteúdo de qualidade para a geração de autoridade, estratégias de indicação, oferecimento de outros serviços a clientes já fidelizados, parcerias, divulgação de cartão de visita, participações em eventos e interação com a imprensa. Imagem ilustrando crescimento de empresa por conta da captação de clientes

Afinal, como conseguir mais clientes e como fazer captação de novos clientes?

Afinal né, como fazer isso funcionar? Pensando em te ajudar a aplicar a captação de clientes e realmente ver resultado, conseguindo um aumento na taxa de efetivações, é importante entender como realmente colocar em prática e quais estratégias que funcionam. Confira aqui alguns insights para você considerar HOJE:

1. Invista na definição de seu perfil

É importante frisar que o foco da captação deve ser certeiro como um tiro no alvo, logo, desde o começo, não hesite em delimitar para poder encontrar o perfil que está mais propenso em comprar de você. É conhecendo o seu público que você consegue chegar até ele e assim, por o conhecer, entender quais são as suas necessidades e o que ele espera de você no final das contas, possibilitando assim a venda.

2. Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes

É por um bom relacionamento antes da compra que o cliente vai sentir confiança de comprar com você. Então faça uma boa administração de leads e faça com que eles queiram ser porta-vozes da marca, uma vez que satisfeitos com todo o processo de compra, passam a indicar para pessoas próximas o seu negócio. Busque sempre se prostrar para esclarecimento de possíveis dúvidas, oferecendo outras alternativas caso necessário.

3. Revisite seus clientes

Quem melhor para oferecer seu produto ou serviço do que aquele que já demonstrou interesse ou já comprou de você uma vez. Logo, busque fazer a oferta novamente, ou uma nova, pensando no que o cliente possivelmente ia querer de você. Aqui você pode executar estratégias de upselling e cross-selling, oferecendo, caso haja percepção de necessidade de investir em um plano ou produto de maior valor (upselling), ou um produto/serviço complementar (cross-selling).

4. Use a internet ao seu favor

Na atual era que estamos vivendo, se você não usa a internet ao seu favor, você possui grandes chances de ficar para trás. Então, não hesite em um marketing bem pensado e bem elaborado, estar sempre atualizado quanto às novidades do mercado e interesses de seu público. Não deixe de investir não só em marketing de conteúdo, apresentando conteúdo relevante no tempo certo e para quem precisa, mas também no todo do inbound marketing, buscando converter clientes pela geração e percepção de valor. LEIA TAMBÉM: Como melhorar o serviço de atendimento ao cliente? Veja dicas aqui!

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